Dando “uma geral” na vida pessoal

O_Desafio_da_Organizacao_Pessoal_MATERA__

Se você trabalhou ou teve contato com alguém que trabalhou em uma grande empresa, possivelmente já ouviu falar de 5S. Ainda que muitas pessoas não saibam exatamente o que significa, essa é uma linguagem muito comum dentro das organizações.

O 5S é uma metodologia que surgiu em uma empresa japonesa após o fim da Segunda Guerra Mundial e que visa controle de qualidade e melhoria contínua. Cada um dos “S” significam respectivamente:

  • Seiri: senso de utilização
  • Seiton: senso de organização
  • Seisou: senso de zelo
  • Seiketsu: senso de higiene
  • Shitsuke: senso de disciplina

Essa metodologia foi (e é) uma ferramenta de resultados tão positiva, que é possível ser aplicada em diversas áreas da vida. Portanto, nada melhor que aproveitar a segunda-feira e o início de uma nova semana para aplicar o 5S na sua vida pessoal.

ATENÇÃO:

  • É muito importante que todas as etapas sejam feitas em momentos calmos e tranquilos e que, além da reflexão, sejam feitas anotações por escrito, assim, o cérebro trabalha melhor no registro das informações e a eficácia do processo se torna maior.
  • Não faça todo o processo em um mesmo dia, dê tempo para que o seu cérebro “digira” cada etapa. Ao mesmo tempo, não dê intervalos muito grandes entre um “S” e outro, mantenha o ritmo da mudança.

 

1º SENSO DE UTILIZAÇÃO: Melhorar e separar tudo aquilo que é útil e descartar o inútil. 

Separe um momento para realizar o Seiri nos seus sentimentos e projetos pessoais. Essa é a etapa inicial, onde se separa o necessário do desnecessário. Gaste tempo com você, reflita e reveja os planos; aprimore e cumpra pequenas metas e descarte atividades que te fazem perder o foco.

Se acaso você pensar “não tenho certeza se quero ou não isto”, faça uma lista de prós e contras e reavalie para chegar a uma decisão.

NÃO ADIE SUAS DECISÕES E ELIMINE TUDO AQUILO QUE TE CONSOME ENERGIA EXCESSIVA SEM ATINGIR RESULTADOS.

2º SENSO DE ORGANIZAÇÃO: Cada coisa no seu lugar. 

Nesse momento, o objetivo é reorganizar o que passou pela primeira etapa. Através do Seiton, categorize os seus planos comoCURTO, MÉDIO e LONGO PRAZO e estabeleça pequenas metas dentro de cada plano, com começo, meio e fim.

É importante lembrar que somos um ser único e que nossos sonhos, por mais que se encontrem em áreas diferentes, se interligam através dos nossos próprios interesses. Por isso, categoriza-los por tempo e por área da vida é importante, para que seja possível fazer uma análise real e minimizar os conflitos que possam existir entre um plano e outro.

CAPRICHE! Separe-os por tipo, etiquete, enumere ou crie novas categorias para o que achar necessário. É muito importante que você organize seus sonhos/planos de uma forma que todos fiquem claros, concretos e executáveis.

3º SENSO DE ZELO: Criar e manter um ambiente físico agradável.

Até agora, já passamos por duas etapas iniciais da organização. Essa terceira é mais prática e diz respeito ao ambiente físico. Você sabia que os ambientes que você frequenta e permanece influenciam diretamente no seu emocional?

Com certeza você já passou por alguma situação onde entrou em um local tão bagunçado que as pessoas que estavam dentro dele reagiam de forma instintivamente negativa.

A forma como organizamos nossos espaços como nossa casa, trabalho, veículo, etc. refletem a forma como nos encontramos internamente. Portanto, o objetivo do Seisou é criar e manter o emocional e os ambientes físicos em equilíbrio e harmônicos.

4º SENSO DE HIGIENE: Cuidar da saúde física, mental e emocional.

O Seiktsu é uma etapa muito importante do processo de 5s. É aqui que focamos nossa atenção ao cuidado pessoal, interno e externo. Temos pouco hábito de olhar para nós mesmos e é nesse momento que nos “forçamos” a praticar isso, até que se torne algo natural.

Pratique atividade física, nem que seja meia hora de caminhada, pelo menos três vezes na semana. Exercitar-se ativa importantes substâncias do organismo que promovem bem estar, prazer e realização.

Também pratique, a todo momento que possível, reflexões que te levem ao equilíbrio emocional.

5º SENSO DE DISCIPLINA: Manter os resultados obtidos.

Esse é o passo mais simples do processo de 5S, mas também o mais difícil de ser praticado. Exige autodisciplina e repetição da prática dos outros 5S executados e das conquistas obtidas até aqui.

Quantas vezes nos propomos a realizar alguma coisa e nossas vidas, chegamos até determinada etapa e depois abandonamos todo o projeto? Essa prática sempre vem acompanha de desculpas como “minha rotina está muito sobrecarregada” ou “no momento estou precisando focar em coisas mais urgentes”, dentre outras.

Segundo a PNL (Programação Neurolinguística), o nosso inconsciente “aprende” através da repetição. Quanto mais você pratica, mais essa ação ficará fixada no seu cérebro, até o momento que se tornará um hábito automático (como amarrar o cadarço dos sapatos). Portanto, o Shitsuke é uma etapa importantíssima para garantir que tudo o que foi feito aqui não tenha sido em vão.

“Se você não pode descrever o que está fazendo, você não sabe o que está fazendo.”
(William Edwards Deming)

Comece hoje e continue pra sempre. São as mudanças que nos fazem evoluir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s